Gênios precoces trazem ao mundo digital novas ideias e formatos



Aos cinco, um deles começou a trabalhar com computadores. Influência dos pais. Aos 15, outro se esforça para terminar o dever de casa durante a aula para poder se dedicar a projetos digitais em casa. Aos 17, um terceiro era cortejado por investidores e deixou sua cidade natal para dar novos rumos ao seu site.

A nova geração do mundo digital é formada por gênios precoces, que ganham notoriedade antes mesmo de concluir a faculdade.
Feross Aboukhadijeh (feross.org), 19, é um deles. Ele chamou a atenção do mundo ao criar uma versão do Google Instant --busca que mostra resultados à medida que o usuário digita o que procura-- para o YouTube.
Foi convidado por Chad Hurley, executivo-chefe do site de vídeos, para trabalhar no YouTube, mas ainda não sabe se irá aceitar --está trabalhando no Facebook.
O garoto está tão famoso que, quando a Folha entrou em contato pedindo uma entrevista, enviou de antemão as respostas para as perguntas que mais recebe.
Aboukhadijeh conta que "trabalha" com computadores desde os cinco anos. "Meu pai é um engenheiro elétrico. Sempre tive eletrônicos interessantes em casa. Minha mãe é uma professora e sempre me encorajou a tentar coisas novas."
Agora na Universidade de Stanford, ele lembra que construía coisas quando era menor e que, durante o ensino fundamental e médio, montou vários sites.
Empresário e programador enquanto está fora da escola, Stephen Ou, 15, é outro garoto de destaque. Recentemente, ele fez uma versão melhorada da ferramenta de busca do iTunes. Ou conta que pegou gosto pela programação há cerca de um ano.
Andrey Ternovskiy, fundador do Chatroulette.com, saiu de Moscou para falar com investidores nos Estados Unidos aos 17. "Era, e ainda sou, adolescente. Por isso, eu tinha uma certa sensação do que os adolescentes querem ver na internet", disse, ao "New York Times".
Hoje bilionário aos 26 anos, Mark Zuckerberg, executivo-chefe do Facebook, também começou cedo. Em 1996, ele construiu um programa que permitia que os computadores da casa e o escritório do seu pai enviassem mensagens entre si. Batizou o software de ZuckNet.

Fonte:[Folha Online]